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Treinamento

Aqueçam os motores!

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Você é desses que não sabe a importância do aquecimento na sua vida esportiva, nem quando ou como fazê-lo? A gente te conta.

Todo mundo já ouviu falar que é preciso se aquecer antes de um treino, mas nem todos sabem o que fazer nesse momento. Alguns sequer sabem por que o aquecimento é tão importante. E, sempre que possível, optam por pular essa parte e ir direto ao jogo.

Na verdade, poucas pessoas fariam aquecimento sem um técnico para cobra. Por isso, queremos começar nosso ano esportivo do começo falando sobre essa parte tão especial do princípio de cada treino.

O que é o aquecimento?

Chamamos de aquecimento a série inicial de exercícios que têm como objetivo a preparação para o bloco principal do treino ou partida. Esse nome remete ao fato de que o corpo aumenta sua temperatura basal durante a execução dos exercícios.

Isso significa que seu metabolismo foi estimulado e as células estão mais dispostas a captar nutrientes e os transformar em energia para os movimentos do treino.

Durante o aquecimento, o corpo entende que sairá da situação de repouso em que estava. Ele entende que os próximos minutos exigirão mais atividade do sistema nervoso e locomotor para cumprir tarefas complexas.

Em suma, ele funciona como um aviso para que seu corpo entenda que precisará gerar mais trabalho e se prepare para isso.

A partir disso, o corpo é capaz de redistribuir a circulação sanguínea. Assim, provém mais oxigênio e nutrientes para os músculos, tendões, ligamentos e demais estruturas que participarão de todas as ações do bloco principal do treino.

E nem o cérebro fica de fora. Ele também entra num estado de maior ativação e o controle sobre os movimentos é intensificado. Assim, o corpo se torna capaz de desempenhar seu potencial máximo e com um menor risco de lesão.

Dessa maneira, fica mais fácil imaginar que tipos de exercícios são indicados para o aquecimento. O ideal é que sejam dados estímulos graduais que levem o atleta de uma situação de repouso para o auge do treino.

Como aquecer antes do treino

Uma boa forma de se fazer um aquecimento é começar com movimentações livres em menor amplitude e intensidade. Depois, avançar para movimentos um pouco mais rápidos ou com um pouco mais carga. E, então, finalizar com gestos próximos aos realizados no esporte.

Isso tudo já faz cair por terra aquela tendência que todos temos antes de um treino, de achar “que uma corridinha em volta da quadra resolve”?. Chegar correndo é passar direto do zero para o gesto esportivo. Ou seja, você vai exigir movimentos mais complexos do seu corpo sem tê-lo preparado para isso.

Por isso, o ideal é fazer alguns exercícios mais simples antes. Pode ser uma movimentação de quadris e joelhos, deslocamentos curtos em direções variadas, caminhada e só depois seguir para uma corrida leve.

E a flexibilidade?

Notem que não mencionamos nenhum tipo de trabalho específico para flexibilidade no aquecimento. Isso porque um grande facilitador do ganho de flexibilidade é o próprio aumento da temperatura corporal. Ela permite que os tecidos fiquem mais maleáveis e distensíveis.

Dessa forma, o aquecimento, então, também serve como meio de preparo para o trabalho de flexibilidade e não o contrário.

Além disso, o trabalho focado em ganho de flexibilidade, principalmente de forma estática (aqueles alongamentos mantidos por alguns segundos), causa uma certa perturbação nos sensores musculares e tendíneos que controlam os níveis de contração e distensão da musculatura.

Isso significa perda de precisão no controle do funcionamento muscular durante a atividade física seguinte e seu corpo poderá estar mais vulnerável a lesões.

Então, não se esqueça: iniciar o treino ou jogo já pedindo uma atividade intensa do seu corpo te faz cansar antes da hora. Além disso, também te expõe a lesões, impedindo que você atinja seu rendimento máximo quando for necessário. Por isso, é importante aquecer sempre.

 

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