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Treinamento

Prepare seu próprio aquecimento

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Já entendemos da importância do aquecimento, mas, como aquecer sozinho? Quais são as melhores formas e cuidados a serem tomados? Confira nosso passo a passo.

Estamos de volta para continuar a falar sobre o famoso aquecimento. No texto da semana passada, abordamos a importância do aquecimento como meio de preparo do corpo para o treino/jogo. Ele potencializa o desempenho e previne lesões.

Agora chegou a hora de entender como montar um aquecimento. Siga essas dicas e não faça feio na beira da quadra!

Como aquecer?

Especificidade:

Nós desenvolvemos exatamente aquilo que praticamos. Portanto, construa sua sessão começando com movimentos simples até chegar nos movimentos e ações do seu esporte.

Como, por exemplo: arranques, dribles, mudanças de direção e saltos para um esporte como o basquetebol.

Amplitude de movimento:

Trata-se, popularmente, do “tamanho do movimento”. Ou seja, devemos ficar atentos se os nossos movimentos são curtos ou amplos. Aumente gradualmente a amplitude dos movimentos durante o aquecimento.

Inicie movimentando uma articulação por vez, em pequenas amplitudes, e então vá aumentando aos poucos. Depois combine também o movimento das diferentes articulações, sempre com o intuito de chegar nos gestos específicos do seu esporte.

Velocidade e carga:

Evite começar com movimentos rápidos. Faça um aumento progressivo da velocidade até que atinja o padrão dos gestos praticados na sua modalidade. A mesma ideia se aplica à carga, principalmente se o seu esporte envolver trabalho com pesos.

Complexidade:

Procure colocar os exercícios em ordem de dificuldade. Comece pelos mais simples e que envolvam menos articulações (flexão dos joelhos, rotação de ombros e pescoço, agachamentos livres). Depois, evolua até chegar na movimentação geral próxima dos gestos esportivos (saltos, deslocamentos, corrida).

Um bloco de aquecimento, com cerca de 10 minutos e utilizando esses princípios, será suficiente para preparar seu corpo para a atividade. Só cuidado para não se empolgar e acabar se cansando muito antes do treino principal/jogo. Você deve terminar o aquecimento se sentindo pronto para a batalha!

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