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Saúde

Energético além de saboroso: chocolate pré treino. Será?

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O chocolate pré treino pode ser um bom aliado energético?

Por Beatriz Quesada | Jornalismo Júnior

Um dos requisitos essenciais para o bom desempenho físico de um atleta é estar disposto durante a atividade física. Para que isso aconteça, alimentos como o chocolate são inseridos na dieta antes do treino com o objetivo de ter mais energia durante o exercício.

O doce citado é escolhido tanto por pessoas comuns como por atletas, pela sua fama de ser um alimento altamente energético que ajudaria no desempenho esportivo.

“Já me falaram que [o chocolate] dá energia por causa do açúcar, mas eu nunca comi antes do treino, prefiro comer coisas mais leves” diz Isabela Augusto, diretora de modalidade de natação da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP).

cacau

A fama do chocolate pré treino

Em provas de curta duração, essa energia “extra” é obtida através de um aumento na taxa glicêmica do sangue. Nas de longa duração, ocorre pelo aumento da taxa de glicogênio muscular – reserva de glicose armazenada nos músculos.

Em ambos os casos, a ingestão de alimentos que contenham glicose é essencial para a manutenção das fontes de energia disponíveis no corpo. Diferentemente do que se pensa, o chocolate não é ideal para atividades não prolongadas, uma vez que a energia demora para estar disponível.

Isso ocorre pois o chocolate é um alimento rico em gordura. Portanto sua metabolização é  mais demorada e faz com que se leve mais tempo para obter energia.

“O aumento da taxa glicêmica [alimentos gordurosos] é mais ‘lerdo’ do que em alimentos ricos em açúcares simples, que serão absorvidos rapidamente e aumentarão a glicemia também rapidamente” relata a professora Erly Moura, graduada em nutrição e especialista em saúde coletiva.

Nem sempre é bom

O doce também não é ideal para consumir antes de atividades de longa duração, pois a presença da gordura gera desconforto gastro-intestinal, segundo o professor Bruno Gualano, especialista em nutrição esportiva.

Ele destaca também que isso não aconteceria caso fossem ingeridos carboidratos simples; nessa situação a taxa de glicogênio muscular aumentaria, auxiliando na obtenção de energia e reduzindo a fadiga.

Isso não significa que o consumo de chocolate seja proibido para atletas, ou que seu consumo seja prejudicial antes de atividade física. Ele apenas não é o alimento mais indicado para se obter energia.

“Os alimentos não são bons ou ruins: nós devemos observar a alimentação como um todo”, relata Gualano, uma vez que nenhum componente deve ser excluído da dieta sem que ela seja analisada: as especificidades variam de acordo com a modalidade, intensidade de treino, entre outros.

A importância de manter o equilíbrio

nutri O mais importante para o praticante de atividades físicas é manter uma dieta equilibrada que inclua todos os nutrientes -carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e água – e que esteja adaptada para suas necessidades.

Uma pessoa que necessite manter o peso corporal, como um lutador que está no limite de sua categoria, não deve ingerir chocolate com frequência pois a gordura influenciará em seu desempenho, mas esse é um caso específico que não pode ser aplicado para todos os atletas.

O chocolate fornece energia, assim como diversos outros alimentos, e sua quantidade de gordura varia de acordo com a porcentagem de cacau. Quanto maior, mais saudável e benéfico ele será.

Apesar disso, alimentos como carboidratos são mais recomendados para atingir um desempenho mais energético. A professora Erly Moura completa: “No dia-a-dia, o atleta ou qualquer outra pessoa pode comer um pedacinho de chocolate, mas não é nenhum alimento milagroso, especialmente para a boa performance física”.

Crédito foto de capa: Divulgação / www.sapore.com.br

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