Connect with us

Saúde

10 alimentos para dar um gás no treino

Para ter um bom rendimento, não adianta só treinar. O que você come é essencial. A nutricionista esportiva Orion Araújo dá dicas de alimentos para melhorar o desempenho físico

Por Orion Araújo

Quer aumentar a disposição e o rendimento nos treinos? A solução pode estar no seu prato! Quando o assunto é energia extra, o que não pode ficar de fora é o carboidrato. De índice e carga glicêmica boa, ele faz bem à saúde e ainda proporciona ao corpo muito mais energia.

O grande vilão, na verdade, é o carboidrato refinado – encontrado em massas, pães e doces. Para quem pratica exercícios físicos, o consumo dos carboidratos complexos – encontrado em batatas, batata-doce, milho e abóbora – deve ser um dos principais componentes da dieta.

Mas, lembre-se, é fundamental procurar um profissional de Nutrição para adequar as quantidades certas às suas necessidades… Isso faz toda a diferença na saúde e no desempenho nos treinos. Confira os 10 alimentos para melhorar o desempenho físico e ter mais disposição:

Alimentos para ter mais energia

Batata Inglesa

Rica em carboidrato de absorção rápida, essa raiz é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, cálcio e fósforo, nutrientes que ajudam no aumento da energia e previnem a fadiga e a perda de massa magra.

Dica: para conseguir todos esses benefícios, o ideal é consumir a batata sempre cozida, assada ou na forma de purê. Ao fritar a batata, aumentamos o teor de gordura, o que contribui para o ganho de peso e o aumento do colesterol.

Açaí

Essa frutinha possui carboidrato, gordura monoinsaturada e muitos antioxidantes. É uma boa opção para o pré-treino, principalmente para os de longa duração (mais que uma hora). Isso porque o açaí é rico em gordura monoinsaturada, um macronutriente que se transforma em glicose tardiamente na corrente sanguínea, ajudando a pessoa a ter energia por mais tempo.

A dica é bater o açaí sem xarope de guaraná e, no lugar, adicionar frutas como morango ou banana, que são docinhas e cheias de nutrientes.

Banana

Fonte de carboidrato, potássio, sódio, vitaminas do complexo B e triptofano, a fruta é ótima para ser consumida 30 minutos antes de se exercitar.

De absorção e digestão rápida, a banana oferece energia imediatamente, garantindo com que a pessoa treine mais disposta e sem sentir fraqueza.

Suco de laranja

A bebida é rica em carboidrato, vitamina C, potássio, magnésio, cobre e flavonoides. Além de ser refrescante e hidratante, vai ajudar o corpo a ter muito mais energia durante o treino.

Dica: não adoce o suco de laranja, pois a fruta já é rica em frutose, o açúcar natural que dá sabor.

Aipim

É um alimento excelente para o aumento da disposição e melhora do ganho de massa magra, por ser fonte de carboidrato, magnésio, vitaminas do complexo B e fibras.

Ele pode ser usado tanto no pré quanto no pós-treino, já que, em ambos os momentos, o corpo vai precisar de carboidrato para aumentar a energia e fazer a recuperação muscular.

Tempere com pimenta caiena ou malagueta para fazer com ele fique mais termogênico, ajudando na queima de gordura.

Salada de frutas

Uma mistura de frutas antes de treinar é bom para quem quer aumentar a disposição durante as atividades.

Rica em carboidrato, fibras e muitos antioxidantes, a salada de fruta é uma grande aliada na redução da produção de radicais livres durante o exercício. Com canela por cima, é possível torná-la termogênica, ajudando o corpo a queimar mais calorias.

Arroz branco

Para quem treina com frequência, o que não pode faltar antes do exercício é o carboidrato de absorção rápida. E, nessas horas, o arroz branco é um alimento ótimo, pois sua fonte é 100% desse tipo de carboidrato.

Aqueles que costumam treinar à tarde devem incluir o ingrediente no almoço para garantir uma fonte energética para a hora da atividade física.

Abacate

Rica em carboidrato, gordura boa, vitamina E, vitamina A, zinco e muitas fibras, a fruta é uma aliada na queima de gordura e no aumento da disposição.

Assim como o açaí, o abacate é boa opção para treinos mais longos, que ultrapassem uma hora de duração. A gordura monoinsaturada ajuda na liberação de glicose mais lentamente e garante energia por mais tempo.

Mel

Por ser fonte de carboidrato, potássio, magnésio, cálcio, ferro e manganês, o mel promove energia rápida ao corpo, além de ajudar na prevenção de fadiga, câimbras e cansaço durante o treino.

Aquelas pessoas que correm e já estão enjoadas do gel de carboidrato, vale a pena experimentar o mel! É muito mais saudável e de fácil digestibilidade, o que vai aumentar em 100% a energia durante a corrida.

Rapadura

Docinha, gostosa e muito atrativa, a rapadura no pré-treino é ótima para aumentar a energia e dar disposição extra durante a atividade física.

Além do carboidrato, ela é rica em ferro, potássio, magnésio e cálcio. Mas, é claro, não pode exagerar na dose.

 

Foto por: Alexandre Iponema

Nutrição para atletas:

Como recuperar o corpo na volta das férias sem dietas exageradas
Top 5 alimentos dos jogos universitários
Como ser universitário e ter uma alimentação saudável?

Advertisement

Facebook

More in Saúde