fisioterapia esportiva

O projeto Unisinos 2017 da Fisioterapia Pró-Seleção

por • 11 de outubro de 2017 • Colaboradores, Colunas, Saúde & AlimentaçãoComentários (0)415

A Fisioterapia Pró-Seleção marcará presença na Copa Unisinos 2017, com a participação de 10 alunos-integrantes e 2 supervisores durante o campeonato.

 

Por Revista BEAT

A Unisinos está chegando e quem vem se preparando para o campeonato, além das seleções USP e da própria diretoria da LAAUSP, é a equipe da Fisioterapia Pró Seleção. Para quem não sabe, contextualizando rapidamente: a Copa Unisinos ocorre de 19 a 22 de outubro em São Leopoldo – RS (leia mais aqui). A Fisioterapia Pró Seleção, por sua vez, é um projeto de extensão da Fofito USP, no qual alunos da graduação em Fisioterapia podem praticar algumas das teorias aprendidas na faculdade.

Foi desenvolvido no ano de 2014 e executado no ano de 2015, quando tomou forma e criou raiz nas seleções USP e vem crescendo cada vez mais. A Pró-Seleção tem como principal causa promover o aprendizado prático e a difusão da fisioterapia esportiva, através da abordagem funcional para prevenção e recuperação de atletas no esporte universitário”, explica Mayara Pimental, aluna do 4o ano de Fisioterapia e atual presidente do projeto de extensão. Por um lado, os alunos conseguem ganhar experiência, por meio dessa aproximação com a prática profissional. Por outro lado, os atletas também saem beneficiados, uma vez que recebem atendimentos que podem ajudá-los na prevenção de lesões e no aumento do rendimento esportivo.

fisioterapia esportiva

A Fisioterapia Pró Seleção em 2017

Neste ano, os integrantes do projeto acompanharam quatro equipes das seleções USP: basquete masculino, futebol de campo masculino, futsal masculino e vôlei feminino. Para esses times, foram realizados treinamentos preventivos, acompanhamentos em jogos e treinos e atendimentos individuais. Além disso, 12 integrantes da Pró-Seleção (sendo dez alunos da graduação e dois supervisores – fisioterapeutas já formados) estarão presentes em São Leopoldo para a Unisinos, com o intuito de realizar atendimentos e acompanhar os atletas uspianos.

De acordo com Mayara, as prospecções para a edição de 2017 são boas. “Em 2016, tivemos a oportunidade de acompanhar as seleções durante o campeonato, fizemos 97 atendimentos em quadra/campo e mais de 58 em sala devidamente equipada, totalizando então 155 atendimentos/condutas durante os quatro dias. Em 2017 queremos disponibilizar atendimento para todos os atletas USP que possuem necessidade e comprovar a eficácia dos treinos preventivos desenvolvidos durante o ano nas modalidades em que acompanhamos”, relata.

Posts Relacionados

Comentários fechados