jogos universitários

Top 5 alimentos dos jogos universitários

por • 31 de outubro de 2017 • Colaboradores, Colunas, Saúde & AlimentaçãoComentários (0)1153

Como conciliar a alimentação menos saudável dos jogos universitários com o seu desempenho em quadra? A nutricionista Camila Pilon comenta como os alimentos favoritos do inter afetam o seu corpo.

 

Por Camila Pilon

Mais um feriado se aproxima e com ele vem junto os jogos universitários!

Os atletas treinam o ano todo em busca de vitórias e bons resultados nos jogos e, para que isso ocorra, independente da modalidade, é necessária uma boa alimentação para auxílio no desempenho e para que o atleta alcance seus objetivos durante o jogo.

Com todas as dificuldades que existem nesse tipo de evento, seja por armazenamento, transporte, o preparo e até mesmo pensar no que se alimentar antes dos jogos, os atletas acabam optando por alimentos práticos e rápidos, porém que nem sempre podem ser a melhor escolha.

Todo mundo se rende a alguma comida mais “besteira” no meio do inter, separamos os cinco favoritos/mais usuais para explicar como ele influencia no seu rendimento:

Pastel

Rico em gordura saturada, além de não ser a melhor escolha dentre as gorduras disponíveis, atrapalha no rendimento do atleta durante o jogo, pois lentifica o esvaziamento gástrico, acarretando desconforto.

Ou seja, melhor deixar pra se render ao pastel em outro momento, né não?

Dogão

Às vezes acaba sendo o almoço de quem está correndo de um jogo para outro, visto que é opção em todas as portas de ginásios. Mas…

Além de conter gordura saturada, é rico em carboidratos simples, que promovem digestão e absorção rápida e com isso tendem a se esgotar durante o jogo, quando o atleta precisa desse estoque de energia. Por conter alimento embutido, que já não é indicado em uma alimentação saudável, devido a presença de nitrito e nitrato, também contém muito sódio que acarreta em desidratação para o atleta.

Açaí


Além de muito saboroso, rico em antioxidantes, fornece energia para o atleta e, por conter fibras, garante uma absorção mais lenta, contribuindo durante os jogos como reserva energética. Mas atenção: consumi-lo puro ou com alguma fibra como granola e outras frutas. Deixa o açaí com leite condensado, ninho e outras fontes de açúcares para outro dia, porque isso pode não contribuir de uma forma positiva na hora de gastar energia em quadra.

E, pra melhorar, há uma lenda de que colabora a tirar a ressaca, né?

Amendoim

Há faculdades que fornecem o amendoim junto com open. E, mesmo quando não, ele aparece nas rodas, mesas e torcidas. Apesar de ser uma oleaginosa que contém boas fontes de gorduras “boas”, como o ômega 6, e de ser fonte proteica de origem vegetal e conter diversas vitaminas, o amendoim pode lentificar também o esvaziamento gástrico do atleta, não sendo uma boa escolha para o pós treino/jogo.

Cerveja

Jogos universitários é sinônimo de open e, quando não, de cerveja mesmo assim. Por ser uma bebida alcoólica, ela tem efeito diurético no consumidor, provocando desidratação –  o que, para um atleta, é imprescindível que isso não aconteça! Ou seja, pelo menos durante o dia, é importante dar uma segurada. E, independente, beber muita água para compensar.

Opções durante os jogos universitários

Em linhas gerais, o pré jogo deve ser rico em carboidratos complexos. Ou seja, que sejam absorvidos de maneira mais lenta para que durante os jogos os atletas possam ter reserva energética. Portanto, uma boa escolha, levando em conta também a praticidade, seriam: cereais integrais, como granola, aveia, pães com farinha integral e também frutas e sucos de frutas naturais, pois contém fibras que ajudam também a lentificar a digestão e absorção. Lembrando que algumas pessoas não toleram alimentos sólidos antes dos jogos por sentirem desconforto, os sucos de frutas naturais se tornam uma ótima opção!

Outro ponto importante é a hidratação: manter o consumo de água antes, durante e após os jogos é essencial para um bom desempenho!

Leia mais sobre jogos universitários:

[Quiz]: O que você prefere? – Edição jogos univeristários | Revista BEAT
Jogos universitários: BIFE x Econo, qual escolher? | Revista BEAT

Posts Relacionados

Comentários fechados