jogos universitários

Jogos universitários: BIFE x Econo, qual escolher?

por • 29 de outubro de 2017 • Cartola, Colaboradores, ColunasComentários (0)1674

 

Por João Francisco Vargas Meireles

O Economíadas nem é tão top e o BIFE nem é tão sujeira quanto dizem. Quem escolhe fazer um rolê topzera ou chorume é você mesmo. Diante de tantas opções decidi fazer um texto sobre as duas.

Sem desrespeitar InterNutri, JopRI, CaipirUSP e o InterUnesp (haha) mas os maiores inters do último feriado do ano são o BIFE e o Economíadas. Nada melhor do que comparar duas competições que, aparentemente, pouco tem em comum e fazer com que você escolha um deles. Aliás, esse texto é para quem quer ir para algum inter nesse feriado. Se você quer ficar em casa estudando, abre o Moodle ai e morra, obrigado.

Vou tirar da análise aspectos sociológicos, ideológicos e o sentimento de pertencimento à própria faculdade /universidade. Não descartarei, no entanto, um fator extremamente relevante que é o preço. Nem todos os valores dos pacotes saíram, mas geralmente o Economíadas tem valores bem maiores que os do BIFE.

Então, o placar já começa 1 a 0:

Preço: BIFE X Econo

Integração: BIFE X Econo

Não tem nem comparação. No BIFE você encontra aquela pessoa que vai no bandejão como você, a pessoa que tá na fila do circular, que odeia o Zago, odeia o DCE e sofre dos mesmos problemas do cotidiano universitário. As faculdades geralmente fazem seu open próximo aos ginásios e se uma tem caixa de som, reúne todas as outras em torno dançando. As baladas também tem algo mais inclusivo: tem a entrada gratuita e o jeito delas não é muito diferente das festas USP que temos durante o ano e conhecidas pelo seu jeito, digamos, excêntrico.

No Economíadas nem todos vão para a Balada. A ESPM, por exemplo, fica separada em um clube rolando música a noite e, embora eles paguem pois ela vem inclusa no kit, os alunos preferem ficar por lá. Durante o dia, cada faculdade tem uma tenda open bar exclusiva, o que dificulta ainda mais a integração entre os alunos. Onde você encontra o seu amiguinho? Só na hora do jogo contra ele. Entre BIFE e Econo em questão de integração, o inter da USP sobra.

Atração: BIFE x Econo

Balada é balada. Quem vai curte. Mas atração é um negócio que pesa, principalmente para quem não é da faculdade envolvida nos jogos. Assim como faz diferença um DJ bom em comparação com um ruim, faz diferença a dupla sertaneja da cidade e uma dupla famosa. Esse ano o Economíadas anunciou Nego do Borel e Thiaguinho, dois bastante conhecidos pelo público e que animam bastante o rolê. As festas do BIFE são à fantasia. É legal? É animal! Mas atração agrega muito em jogos universitários, vide TUSCA, InterUNESP, etc…

Qualidade esportiva: BIFE x Econo

Acredite, tem gente que vai assistir jogos em Inters. Seja o jogo da sua faculdade ou seja aquela final pegada, muitos jogos atraem os olhares daqueles que passam com uma breja na mão. Nunca vou me esquecer de duas partidas que assisti em dois BIFEs diferentes: Bio X Física, semifinal Handebol Masculino BIFE 2014 Araraquara Gigantão. A Bio abriu 6 bolas no primeiro tempo, Física empatou no segundo e levou a melhor nos tiros de 7 metros. QUE JOGÃO DA PORRA! Grande atuação do goleiro Fred e do Breno da Física. Final antecipada, grandes lances, eu bebaço, tava tudo animal. Outro jogo que eu nunca vou me esquecer: FAU X Física semifinal Basquete Feminino BIFE 2015 Taquaritinga. A FAU tinha um time melhor, mas a Gabi e o bom time da Física não deixaram o placar tão distante. O jogo foi pegado do início ao fim, torcidas gritando muito, Guidorizzi técnico da física foi expulso, que jogo!

Mas não é por grandes jogos que o BIFE é conhecido. Os times desse torneio geralmente frequentam a Série Laranja da Copa USP e as Séries B, C e D do NDU. Já ESPM, Economia Mackenzie, FEA, FGV, FEA-PUC estão quase sempre na Série A. No inter topzera os “Clássicos” são pegados. Tem voadora em juiz, voadora em mascote, mas tem golaço, tem drible, tem jogada, tem preparo, parece um jogo melhor jogado. Emoção não falta no Economíadas. Já vi a FEA perder, já vi a FEA ganhar. E muitas vezes é no sufoco, mesmo nas quartas de final.

Diversão: BIFE x Econo

É ISSO AMIGOS. Diversão com seus amigos não falta nesses 4 dias. Tem festa a fantasia, tem festa do meio, tem CarnaFEA, tem muita breja, tem muito chorume, tem jogo, tem beijo na boca, tem sexo (com responsabilidade). Muito respeito e muita paz nesses jogos!

Posts Relacionados

Comentários fechados