caipirusp

Ritmo de CaipirUSP: a amarga lembrança da EACH em 2010

por • 26 de outubro de 2017 • Colaboradores, Colunas, Jogo a JogoComentários (0)623

No CaipirUSP 2010, a EACH poderia ter sido campeã geral. Mas, após problemas com o regulamento e longas discussões nas reuniões das madrugadas, a Escola da ZL ficou com o bronze.

 

Por Andrei Guimarães Pavão, presidente da Atlética EACH em 2010.

Em 2008, a EACH tinha apenas três anos de existência, enquanto a Atlética EACH tinha alguns meses de vida. Nesse marcante ano, recebemos o convite de representar a EACH no CaipirUSP, sendo a primeira faculdade da capital a jogar o campeonato, formado pelos campi da USP no interior de São Paulo. O primeiro e mais marcante inter da EACH: mesmo sem ginásio, sem campo, sem piscina, sem nenhuma estrutura esportiva, conseguimos levar 8 ônibus para Botucatu e conquistar colocações muito honrosas, ficando em 4º lugar geral, devido a pequenas falhas por causa da inexperiência.

Na edição de 2009, em Franca, não participamos. Nesse ano, a comissão organizadora descobriu que CaipirUSP sem a EACH não é a mesma coisa e em 2010 fomos convidados novamente a participar, dessa vez em Altinópolis, o que seria o ano do pódio e de memoráveis conquistas.

Em 2010 já tínhamos a experiência de 2008, estávamos mais bem preparados para minimizar os erros e alcançar resultados melhores do que dois anos atrás. Mesmo sem a estrutura desejada, já tínhamos mais times com técnicos e treinando frequentemente.

Em Altinópolis as nossas expectativas foram alcançadas: fomos bem em praticamente todas as modalidades individuais, medalhando em diversas provas de natação, atletismo, tênis de mesa e mantendo o bom nível das nossas equipes coletivas. Logo durante o primeiro dia, já sabíamos que íamos brigar pelas primeiras posições, com chances reais de conquistar o tão almejado título de campeão geral.

O que não contávamos é que sofreríamos uma punição pesada no futsal masculino. No primeiro jogo contra a ESALQ, o nosso time estava ganhando por uma ampla margem de gols e então resolveu treinar o goleiro linha, porém o uniforme utilizado para o goleiro linha foi um uniforme que não estava dentro das especificações da modalidade. Mesmo a arbitragem autorizando o caso, foi levado para votação na comissão organizadora, por se tratar de um caso omisso no regulamento.

Essa reunião foi um dos fatos que mais me marcou na vida atleticana. Estava jogando uma partida de tênis contra a equipe da FZEA que atrasou horas, portanto a reunião começou sem a minha presença. Quando cheguei à reunião, recebi a notícia de que o nosso futsal estava eliminado da competição e que tínhamos tomado uma punição de perda de pontos referente à primeira colocação da modalidade. Depois dessa informação, lembro que me exaltei um pouco, não achava justo uma competição que visa se tornar uma das mais fortes deixar uma equipe que foi muito superior ao seu adversário, que agiu somente depois da aprovação da arbitragem, ser eliminada em detrimento de outra equipe que não fez por merecer a classificação. Depois de muito debate, consegui que a votação fosse refeita. Conseguimos colocar o nosso futsal masculino de volta para a competição, porém com uma punição de perda de pontos grande, algo que faria fundamental diferença na classificação geral.

Independente de termos sido 3º lugar geral, mesmo conquistando “mais pontos” que os dois primeiros colocados, o que valeu foi o sentimento, a sinergia, a união que aquela decisão fez transbordar na EACH. Depois daquela reunião, chegamos de madrugada no alojamento, reunimos a equipe do futsal, brigamos, discutimos e nos unimos. Naquele momento, fizemos um pacto que seríamos campeões, custasse o que custasse, independente do que acontecesse, contra tudo e contra todos: seríamos campeões. Depois reunimos todos os DMs, contamos a história e eles compraram a ideia, conseguiram passar isso para os atletas e técnicos. Desse dia em diante, a EACH se tornou mais forte.

O troféu em 2010 é de terceiro lugar, mas nós sabemos quem foi o campeão moral do CAIPIRUSP 2010. EEEEEEEEEEEEEEAAAAAAAAAAACH SAÚDE.

Posts Relacionados

Comentários fechados