Tusca

CAASO x Federal, 38 anos de rivalidade na TUSCA

por • 10 de outubro de 2017 • Colaboradores, Colunas, Jogo a JogoComentários (0)9450

A Taça Universitária de São Carlos – ou melhor TUSCA – é evento oficial do calendário de São Carlos e divide a cidade em dois lados: Federal x CAASO.

 

Por Carla Monteiro

No próximo dia 12 (quinta-feira), começa a Taça Universitária de São Carlos, conhecida como TUSCA. Com 38 anos de história, o inter é protagonizado por uma das maiores rivalidades do esporte universitário: USP São Carlos ou Centro Acadêmico Armando Sales de Oliveira (CAASO) e a Universidade Federal de São Carlos (a Federal). As duas atléticas fundadoras do evento participam de todas as edições e convidam alunos de universidades diferentes a cada  ano. Neste ano participarão: Liga das Engenharias da Unicamp (LEU), Liga das Atléticas da USP Ribeirão Preto (LAURP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR). Mas são os encontros CAASO x Federal que marcam os confrontos principais e mais aguardados do inter.

Assim que ingressam na faculdade, os alunos de Federal e CAASO já começam a ter contato com o clima de rivalidade e com as histórias que envolvem as duas instituições. Durante o primeiro ano, eles participam do ‘Tusquinha’, um campeonato só para os bixos e bixetes e que funciona como uma preparação – em todos os sentidos: prática esportiva, rivalidade, concentração e torcida – para o inter principal. “Os bixos já entram na faculdade em contato com o clima esportivo, de  rivalidade. Assim têm uma noção de como será na Tusca: a torcida adversária sempre vai arrumar uma frase pra zuar a gente e tentar tirar a nossa concentração no jogo”,  conta Igor Fernando Vieira, aluno de Licenciatura em Educação Especial da Federal.

A cidade de São Carlos, que este ano espera reunir 75 mil pessoas na TUSCA, incluiu em 2010 o inter no calendário de eventos oficiais do município. As disputas de 25 modalidades esportivas durante as competições pintam a cidade de amarelo (cor do CAASO) e vermelho (cor da Federal) – a logomarca do evento, inclusive, mescla as duas cores. Para Tiago Campos, estudante de Engenharia Civil do CAASO, as torcidas não deixam passar batido a oportunidade de rivalizar durante os jogos. “Em campeonatos que participamos sempre vemos uma galera de vermelho torcendo contra. Logo em campeonatos que a Federal participa também não perdemos a oportunidade de ir lá torcer contra! Quando chega o TUSCA, a cidade se transforma num verdadeiro mar amarelo e vermelho”, comentou.

A origem da rivalidade

Federal e CAASO são as duas principais instituições de ensino público superior de São Carlos e juntas fazem da cidade um importante polo de ciência e pesquisa do país. Dessa forma, a rivalidade no TUSCA é inevitável, de acordo com os alunos. “Eu acredito que a rivalidade surgiu com o crescimento das duas universidades. Duas enormes universidades públicas em uma cidade como São Carlos, com toda certeza, gerou uma polaridade que se arrasta até hoje em forma de rivalidade. É um verdadeiro contraste de amarelo e vermelho a vida do universitário sãocarlense. Nos inters isso se intensifica ainda mais”, comenta Tiago.

Jéssica Fernandes, atleta do vôlei e formada em Ciências Físicas e Biomoleculares no CAASO, também concorda que apenas o fato de se tratar das duas maiores faculdades da cidade, a rivalidade durante as competições já aumenta. “Como são duas grandes faculdades na mesma cidade era impossível não surgir essa rivalidade”, completou.

Porém quando o juiz apita o final da partida e o campeão levanta o troféu, as faculdades acabam superando o clima de disputa e competição. Jéssica conta que nas quadras o clima é um, mas nos laboratórios o ambiente é outro. “Eu até fiz parte do meu projeto na Federal e o pessoal me tratou super bem. Agora durante os jogos não tem como, o meu sangue amarelo fala mais alto. Mesmo quando não estamos participando de campeonato, o pessoal da Federal nos provoca. Como costumamos dizer: são os jogos, que tem um clima totalmente diferente”, contou a aluna que agora toca seu projeto de doutorado.  

Em 2017, rivalidade CAASO x Federal chega mais forte do que nunca. A Federal chega para defender o título – a Universidade foi campeã no ano passado – e a hegemonia de 33 conquistas da TUSCA. CAASO, com seus cinco títulos, entra em campo buscando diminuir a diferença para a arquirrival.

 

Foto de capa: Tusca em 1981

Posts Relacionados

Comentários fechados