A campanha da USP na UNISINOS 2016

por • 26 de outubro de 2016 • Basquetebol, Campeonatos, Colunas, Futebol de campo, Futsal, Handebol, Jogo a Jogo, Rugby, VôleiComentários (0)529

Com menor adesão das Seleções, LAAUSP volta com quatro medalhas de São Leopoldo.

 

Por Shayene Metri e Verônica Grether

Esse ano trouxe uma série de novas dificuldades para o esporte uspiano. Além dos problemas já conhecidos pelos atletas universitários (como falta de continuidade nas equipes ou o escasso, pra não dizer nulo, investimento da reitoria), novos fatores complicaram ainda mais a estabilidade dos treinos e dos times uspianos: a eterna reforma dos módulos, a greve e mesmo o atraso no retorno dos treinos (afinal, olimpíadas).

Se para as faculdades o ano já foi nebuloso, no caso das Seleções USP houve, com exceção de algumas modalidades como o futsal, um desânimo ainda maior. Desde 2015, a LAAUSP trouxe a ideia de manter treinos e convocações anuais, com o objetivo de aprimorar mais o conceito das Seleções enquanto equipes fixas da “elite do esporte universitário” e, portanto, aproximar os atletas de diferentes faculdades uspianas e participar de mais campeonatos como a FUPE e o próprio TUSP.

Mesmo nesse contexto de ampliação, a UNISINOS ainda é o ponto alto do ano esportivo para as Seleções USP. Para além da competitividade que o campeonato apresenta para as equipes, a chance de vivenciar um “inter de alto nível” e jogar contra atletas de diferentes países é uma experiência almejada por boa parte dos atletas.

Apesar da ausência de algumas Seleções e da desistência de muitos atletas importantes para suas respectivas equipes (por conta do alto valor do campeonato ou outros motivos aqui: O desitino das Seleções USP ), a LAAUSP retornou, no último final de semana, com quatro medalhas de São Leopoldo. Confira sobre as campanhas de cada time participante:

Basquete Masculino (4º lugar)

Com seis equipes participantes, o BM passou por um rodízio simples de chave única, ou seja,  todos contra todos. Em um total, portanto, de cinco partidas, a Seleção USP obteve a vitória em apenas um jogo e se classificou em 4º lugar.

  • Vitória: UDELAR
  • Derrotas: LUD, FEEVALE, UFRGS, Mackenzie

Futsal Feminino (2º lugar)

Com o total de oito equipes, a Seleção USP era uma das favoritas a levar o ouro do campeonato, sendo vice ano passado e bronze em 2014. Depois de classificar em 2º na fase de grupos, o FF venceu do Mackenzie na semifinal e chegou perto do tão desejado ouro, perdendo a final nos pênaltis para a Feevale (1×1 no tempo normal, 4×3 nos pênaltis).

revista-beat-unisinos-ff

Por Veronica Grether

Futsal Masculino (3º lugar)

Também um dos favoritos da UNISINOS, a equipe do FM chegou em São Leopoldo sendo a atual bicampeã (2015 e 2014). Totalizando 12 times no campeonato, a USP classificou em 1º na fase de grupos, mas perdeu a semifinal para a Feevale (campeão da edição). Na disputa de terceiro, a Seleção venceu a Unipampa por 2×1 e trouxe o bronze pra casa.

Handebol Feminino

Apesar do ouro do ano anterior e da prata em 2014, nessa edição, o HF não conseguiu se classificar para as finais. Em um grupo forte e disputado, a equipe foi eliminada na primeira fase, após uma vitória em quatro jogos.

Handebol Masculino (1º lugar)

Invictos, os atletas do HM conquistaram o ouro por meio de um rodízio simples de chave única. Foram cinco partidas no total, ou seja, seis equipes participantes no campeonato.

  • Vitórias: UFRJ, UFRGS, ISEF, Unipampa, Feevale

Rugby Masculino (3º lugar)

A novidade uspiana do ano, assim como o HM e o BM, competiu em rodízio simples em uma chave única, sendo um total de cinco equipes participantes.  O campeonato seguiu as regras do World Rugby, dentro da variação de seven-a-seven. Foram duas derrotas e duas vitórias e mais uma medalha de bronze pra conta da USP.

  • Vitórias: Unisinos e Unipampa
  • Derrotas: ISEF (campeã invicta) e UFRGS

 

 

Crédito foto de capa: Veronica Grether

Posts Relacionados

Comentários fechados