Bauru sedia fase da Copa Unesp

por • 4 de agosto de 2016 • Colunas, UncategorizedComentários (0)325

Atlética Unesp Bauru promove as disputas das Oitavas de Final do campeonato de futsal na cidade.

Por Danilo Lysei

No fim do mês de junho, Bauru sediou a segunda fase da Copa Unesp. O campeonato, organizado anualmente por uma Comissão da Liga Interuniversitária de Esportes Universitários (L.I.E.U.), tem como objetivo integrar todos os Campi das Unesps, com apoio da Reitoria da Universidade.

As disputas da Copa Unesp, exclusivamente na modalidade de futsal masculino e feminino, esse ano, ocorrem entre 23 campi do estado e respeitam um chaveamento pré-estabelecido pela comissão, para a classificação no decorrer dos jogos. Em Bauru, as oitavas-de-final contaram com a presença de diversos times, como o de Guará, de Tupã, Franca, Ilha Solteira, entre outros, classificados na primeira etapa do torneio. A competição teve início em maio e seguirá até o final do ano. Os jogos se concentram aos fins de semana.

Os times de futsal feminino e masculino da Unesp de Bauru se classificaram na primeira fase da disputa, na região de Rio Claro, jogando contra as equipes das Unesps de Botucatu e Rio Claro. O mérito levou os times para os jogos da segunda-fase, com grandes chances de chegar à final. Pelo segundo ano consecutivo, A. A. A. Unesp Bauru se candidatou a sediar uma etapa da Copa Unesp, dando visibilidade à região e ao campus.

Além da parte esportiva, outra comissão da mesma Liga realiza projetos sócio-culturais como o Doa Unesp, que consiste numa doação em massa de bolsas de sangue, e o Previna-se, campanha de incentivo ao uso de preservativos, ações que compõem o viés interativo e educativo da Copa.

Oitavas de Final

No último 25 de junho, o sábado começou cedo para os times de futsal da Unesp. Se encontrando em meio aos clássicos e W.O.s, as equipes apresentaram os seus potenciais dentro de quadra e fizeram da segunda etapa da Copa mais um show do esporte universitário.

Os jogos aconteceram nos ginásios esportivos da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e no Departamento de Educação Física da Unesp Bauru (DEF). Para o Professor-Doutor Paulo Noronha Lisboa, Vice-diretor da Faculdade de Ciências da Unesp Bauru, a Copa Unesp é uns dos maiores eventos esportivos da Unesp. Colaborador na organização da segunda etapa em Bauru, Paulo Noronha diz que realizar um evento deste porte no campus de Bauru é sinal da importância que o esporte representa para a comunidade do campus. “Bauru é uma cidade com grande tradição desportiva. Um evento como esse realizado aqui é importante para projetar ainda mais o esporte bauruense”, finaliza ele.

Recebendo atletas de cidades de todo o Estado, a cidade de Bauru se viu imersa em um fim-de-semana de bola rolando. Na rodada das oitavas, os confrontos entre o futsal masculino de Rio Claro e de Bauru e o feminino de Botucatu e Bauru trouxeram emoção para dentro dos ginásios. Enquanto  que os gritos das torcidas e dos organizadores do evento demonstravam a angústia pelos gôls de pênalti que levaram a equipe feminina bauruense para as quartas do, o time masculino de Bauru se despediu do campeonato, perdendo de 6 X 2.

IMG_4897

Próxima rodada

A etapa seguinte, que acontece no próximo dia 06, em Rio Claro, promete continuar com a competitividade dos jogos.  Das próximas disputas, a mais esperada, e que promete trazer um grande jogo, é a de futsal feminino entre Bauru e o time de Prudente, classificado por chapéu na etapa anterior. João Marco Niebas, Presidente da Comissão Organizadora e atleta na competição pela Unesp Presidente Prudente, diz acreditar que o mais importante para ele seja representar o seu campus dentro de uma competição oficial da Unesp,  participando de toda a integração que acontece entre os 23 campi participantes da competição.

Ele, como presidente, coloca que a maior dificuldade encontrada para gerir uma comissão de um evento como este seja liderar uma equipe em que só mantém o contato virtual, visto que os membros da comissão são de campi distintos. João ainda explica como fazer o evento mais atrativo: “O fato de torná-lo atrativo fica mais fácil pois podemos contar com a Comissão de Marketing da Liga e também do empenho das cidades sedes em fazer um evento de qualidade para os participantes e para a cidade como um todo”.

Acompanhe os horários, locais, disputas e resultados das etapas da Unesp de Bauru na página do facebook: https://www.facebook.com/COPA-UNESP

Posts Relacionados

Comentários fechados