UNESP BAURU NA FUPE

por • 30 de junho de 2016 • Basquetebol, Campeonatos, Cartola, Colunas, Futebol de campo, Futsal, Handebol, VôleiComentários (0)430

Atlética Unesp Bauru firma participação pela primeira vez nos Jogos Universitários do Estado de São Paulo (JUESP)

Por Danilo Lysei

 

Apaixonada por uma disputa, Bauru não poderia deixar de participar de mais uma competição. Com foco em aperfeiçoar o nível de seus esportistas e vencer O Inter(maior torneio de modalidades disputado pelos campi da Unesp), a Atlética Unesp Bauru tem buscado cada vez mais novos jogos, amistosos e partidas que desafiem seus atletas. E, nesse ano, os jogos da JUESP vieram para somar à esse repertório.

A competição paulista, que é dividida em etapas regionais, estaduais, federais e sul-americanas, acontecerá no decorrer de todo o ano – aos fins de semana – e em diversas cidades do estado. Organizado pela Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), o campeonato tem como objetivo universalizar a prática esportiva, disseminar os valores do esporte e promover uma integração entre a comunidade universitária de diversas faculdades do estado e da Federação.

Jogando na região da Grande Campinas, Bauru entra na competição com as modalidades de futsal masculino e feminino, handebol masculino e feminino, vôlei feminino e basquete masculino e feminino. Outras modalidades como futebol de campo, judô e atletismo, por exemplo, acontecerão em momentos mais específicos e pontuais ainda a serem decididos.

Em quadra

No mês de maio, os times de Handebol da Unesp Bauru deram início a série de partidas que a Universidade irá disputar. Os times enfrentaram a Liga das Atléticas da PUCCAMP (LAP), ganhando de 29 X 19 no masculino e empatando em 23 X 23 no feminino. As partidas aconteceram em Valinhos e mostraram o preparo físico das equipes unespianas para a competição. Alguns erros técnicos, tanto dos atletas, quanto da arbitragem foram o ponto baixo das disputas.

As equipes de Basquete masculino e feminino enfrentaram as equipes da Liga das Atlética da UNICAMP (LAU) na região de São Carlos, em duas grandes partidas de emocionar o torcedor. Com o placar de 96 x 45 no masculino e 63 X 59 no feminino, os times de Bauru abriram várias cestas, com passes rápidos e certeiros, mesmo diante de contra ataques muito eficientes  dos times adversários.

Ainda no mês de maio, o Vôlei feminino teve uma partida não muito animadora  contra a equipe da Universidade de São Carlos (UFSCAR). Perdeu de 3 sets a 0. Mas a equipe aproveitou a oportunidade para observar pontos falhos a serem melhorados.

Revista Beat

Foto por Pepper Branding

Para Ana Bárbara, atleta do time feminino de handebol da Unesp Bauru desde 2012, jogos como os da JUESP servem para impulsionar a prática de esportes dentro do âmbito universitário. “Além de promover a integração entre as universidades, mostram o esporte como uma competição saudável sem aquele estereótipo de que não se leva a sério”, afirma.

A FUPE

Além de se consolidar como uma entidade que promove valores e atitudes, como foco, disciplina, resistência, ética e companheirismo, inerentes à prática esportiva, a FUPE permite a ascensão gradativa dos jovens universitários no meio esportivo regional.

Por oferecer modalidades de quadra e individuais, o campeonato é classificado em duas séries (Série Ouro e Série Diamante) visando adequar atletas moderados e federados em suas especificidades. Essa classificação permite que jogadores dos mais variados níveis entrem em contato e compartilhem experiências esportivas entre si, com o propósito de aprimorar especificações de sua modalidade.

Junho e os próximos jogos

Como é de se esperar, os jogos não podem parar. Nos primeiros finais de semana de junho, a equipe de Futsal masculino unespiana, empolgada com a vitória de 9 X 6 contra o time da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Oscar Shmidit, de Campinas, empatou com a equipe da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) em 2 a 2. O time de Bauru ainda segue na competição pelas etapas regionais.

Também contra a FACENS, o Handebol masculino teve uma partida acirrada contra a equipe finalista da região em 2015. Encerrando em 24 a 24, o jogo exigiu muita velocidade e técnica de ambos os times.

Ainda em junho, a equipe de Futsal feminino iniciou sua participação na competição, enfrentando a Liga das Engenharia da Unicamp (LEU), em Campinas. A partida terminou em 4 X 0 para Bauru. O campeonato retorna em agosto com a partida entre Unesp Bauru x Liga das Atléticas da PUCCAMP (LAP) de Handebol Feminino, após o mês de recesso, em julho.

 

Acompanhe os horários, locais, disputas e resultados das etapas da Unesp de Bauru no site: http://www.juesp.com.br/tabela.php

 

 

 

.

Posts Relacionados

Comentários fechados