XII de Fevereiro, a nova atlética do meio universitário

por • 5 de maio de 2015 • CartolaComentários (0)1502

Por Paula Thiemy | Jornalismo Júnior

 

As atléticas cuidam da parte esportiva das faculdades. Organizam campeonatos, fazem a integração entre as equipes, tentam melhorar o nível técnico a cada ano, e tudo isso tem uma razão: amam o esporte e amam o que fazem. Para que os times atingissem o máximo de aproveitamento e as atléticas pudessem se fortalecer, a Biologia e o Instituto Oceanográfico  (IO) fundiram suas Associações Atléticas Acadêmicas (AAAs) para criar uma nova. Mas como essa fusão aconteceu?

A atlética do IO era unida a da Biologia no passado, mas se separou para tentar trilhar o próprio caminho. Porém, não havia quantidade de atletas suficientes para todos os times. Além disso, não existia uma atlética, apenas uma parte esportiva ligada ao Centro Acadêmico. “Isso deixava os times menos integrados”, disse Pedro Tomaz, presidente da Associação Atlética Acadêmica XII de Fevereiro, resultado da fusão.

Mesmo depois da separação, as atléticas continuaram com uma relação amigável, então a ideia de se juntarem novamente apareceu. Ambos sairiam beneficiados: o IO poderia jogar mais modalidades e participar de campeonatos, enquanto a Biologia teria um “up” nas suas equipes. Então, para acertar a parceria, reuniões com pessoas dos dois institutos foram marcadas.

“Surgiram as idéias, inclusive a de ser uma fusão e não uma assimilação, mudando a cara da atlética, mas não seus moldes. Sendo uma fusão, as atléticas foram unificadas, logo, não existe mais atlética da Biologia, do IO ou do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), que já era fundida à da Biologia. Apareceu, então, a necessidade da mudança de nome, cores e todo o resto, pois assim nenhum instituto estaria sendo “beneficiado”, nas palavras de Pedro. Por questões burocráticas, o nome precisou ser decidido rapidamente: AAA XII de Fevereiro, data de nascimento de Charles Darwin. Outros aspectos como emblema, cores e mascote serão escolhidos em reuniões que acontecerão ao longo do ano.

A XII de Fevereiro, assim como todas as outras atléticas, também possui cargos. Segundo Pedro, a diretoria sofreu poucas alterações. Foram adicionados apenas alguns cargos, além de representantes oficias dos três institutos envolvidos para garantir que o interesse de todos seja considerado e respeitado.

O processo de fusão é mais complicado do que parece e trouxe alguns problemas. Para a Liga Atlética Acadêmica (LAAUSP) da USP, a mudança de nome significava uma entidade totalmente nova e, de acordo com o regulamento, não poderia participar da série azul da Copa USP (como se fosse a série A da competição; a “série B” é indicada por laranja). “Depois de algumas conversas e uma reunião do Conselho, ficou estabelecido que a queda dos times para a série laranja seria prejudicial ao campeonato e ao esforço dos times que, em geral, possuem a mesma base do ano passado”, revelou o presidente.

Também houveram problemas em relação ao BIFE, inter que conta com a participação de dez faculdades da USP. A XII de Fevereiro só poderia estar presente na competição como convidada, já que é uma nova atlética. Porém, a Biologia é uma das fundadoras do inter e seria uma situação totalmente estranha se estivesse participando como convidada de algo que ajudou a construir. Para resolver o impasse, foi acordado em uma reunião com a Comissão Organizadora (CO) que nada seria mudado para que não houvesse nenhum problema legal e a estrutura pudesse ser mantida.

“Ainda é cedo para dizer se a fusão do IO com a Bio gerará resultados esportivos expressivos. Por enquanto, o que se observa é um aumento no número de atletas de ambas as equipes. A fusão garantiu, também, que a atlética participasse da maioria das modalidades do BichUSP, mas só na Copa USP veremos o quanto a XII de Fevereiro cresceu com a fusão. Há três modalidades na série azul, vamos ver o saldo depois”, declarou João Francisco Vargas Meireles, presidente da LAAUSP.

 

Crédito foto de capa: wikihow.com / Editado por: Tamires Campos

Texto produzido por:

Logo Jota ad

Posts Relacionados

Comentários fechados