3 em 1

por • 9 de janeiro de 2015 • Análise de Jogo, Individuais, MAIS CATEGORIASComentários (0)1836

Por Júlia Moura | Jornalismo Júnior 

 

Um dos esportes olímpicos mais impressionantes, o Triathlon cresce no Brasil e no mundo. O Triathlon é praticado por mais de 1 milhão de pessoas, sendo a maioria amadores. Por ser um esporte mais completo, uma vez que une natação, ciclismo e corrida, ele é procurado por multiatletas que curtem diferentes modalidades.

Histórico

O Triathlon surgiu em San Diego, nos Estados Unidos, em 1974, num clube de atletismo que passava treinamentos durante as férias aos seus atletas, como exercícios de natação e ciclismo para que eles variassem e descansassem dos treinos e competições de corrida.

Cada atleta deveria nadar 500 metros na piscina, pedalar 12km e correr 5 km em uma pista de atletismo. No ano seguinte, os atletas convidaram os salva-vidas da cidade para competirem nos tempos do treino. Os atletas saíram vitoriosos, mas no ano seguinte, em 1976, os salva-vidas propuseram algumas modificações no desafio: a natação seria no mar e com 700 metros, o ciclismo seria na avenida da praia e arredores, com 15 km, e a corrida seria cross country de 4,5 km.

Assim surgiu o Triathlon que passou por várias modificações até a forma olímpica atual, o standard, que foi idealizada em 1982 para demonstração nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984, mas que precisou aguardar mais 16 anos para fazer sua estreia olímpica em Sydney, em 2000.

Há teorias que dizem que o esporte surgiu no surgiu no Havaí. Na verdade, o que foi criado lá foi o Iron Man, uma prova mais exaustiva, com base no Triathlon. As únicas diferenças são as distâncias maiores. São 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. Ele ocorre anualmente e somente no Havaí, em outubro, e conta com mais de 3.000 atletas.

Comitês

novalogotria

O triathlon chegou ao Brasil em 1981 e a primeira competição oficial aconteceu em 1983 no Rio de Janeiro. Mas a entidade nacional que representa o esporte surgiu apenas em 1991. A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) se localizada em Vila Velha (ES) e conta atualmente com 24 Federações e 3.100 atletas filiados.

Em nível mundial, a entidade que administra o Triathlon é a ITU (International Triathlon Union) e se localiza em Avignon, na França.

O Campeonato Mundial de Triathlon é realizado em uma semana com atletas de 16 a 90 anos, separados em faixas etárias, além de provas preparadas em especial para atletas de alto rendimento.

Nas olimpíadas do Rio em 2016, na quarta participação do triathlon nos Jogos Olímpicos, serão disputadas seis medalhas. Três no naipe masculino e três no naipe feminino. Se for aprovada a inclusão do Triathlon Mixed Relay, a modalidade valerá o triplo de medalhas.

Para poder tornar o esporte uma modalidade olímpica, a ITU teve de modificar algumas regras. Dentre as modificações, a mais polêmica foi a liberação do vácuo no ciclismo, já que não seria possível controlar os atletas para que não pegassem o vácuo do oponente.

O vácuo é o espaço imediatamente atrás de um ciclista, que é mais protegido contra o atrito. Ao utilizar esse espaço o atleta de trás se beneficia do da frente e alcança maior velocidade.

A regra antiga dizia que “na proibição do vácuo, os atletas terão que manter uma distância de 7 metros frontal e 3 metros lateral em relação ao outro competidor. Um atleta poderá entrar na zona de vácuo de outro competidor, mas deve ser visto progredindo através daquela zona até colocar metade de sua bicicleta a frente de seu oponente que imediatamente deve reduzir a velocidade. O máximo de 15 segundos será permitido para ultrapassar através da zona de vácuo de outro atleta. O não cumprimento desta norma, acarretará em penalização com o Stop and Go ou desclassificação”, segundo consta no site do CBTri.

Provas

A modalidade pode ser praticada com diferentes distâncias. No entanto, a distância standard é a reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e utilizada nos Jogos Olímpicos. São 1500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida.

sports/lifestyle

Crédito: USA Triathlon

 

Além da standard, a distância sprint também é muito praticada. São 750 metros de natação, 20Km de ciclismo e 5Km de corrida. Essa variação é disputada na Copa Brasil de Triathlon. Existem também as provas de Média Distância, que é o dobro da standard, e Longa Distância, que é o triplo da distância standard. Outra prova que entrará no programa olímpico é o Triathlon Mixed Relay, uma versão mista com homens e mulheres, além de revezamento.

O Triathlon é a modalidade em si e possui algumas variantes necessárias ou facultativas, dentre elas o duathlon, aquathlon, cross triathlon, e todas as demais envolvendo as modalidades de natação, ciclismo e corrida de forma combinada.

 

Texto produzido por:

Logo Jota ad

Posts Relacionados

Comentários fechados