Para aproveitar bem as férias

por • 29 de dezembro de 2014 • EspecialComentários desativados em Para aproveitar bem as férias1870

Paula Thiemy | Jornalismo Júnior

 

O período mais esperado pelos estudantes chegou: as férias! É hora de descansar, viajar, passar um tempo com a família e com os amigos. Para os universitários da USP são dois meses (ou até mais) sem aulas. Mas e os esportes? Os atletas ficam todo esse tempo sem treinar? Não. A maioria das equipes das faculdades volta a treinar logo no início do período letivo ou antes. Mesmo assim, até o retorno, há um período sem treinos.

Então, como aproveitar as férias e não perder todo o preparo físico conseguido durante o semestre? Essas dicas são para você, atleta universitário, voltar com pique e mais disposto (ou para você, que quer se juntar a uma equipe e suar a camisa levando o nome da faculdade do coração).

Frescobol

Durante as férias, muitas pessoas viajam para a praia com a família. Por que não aproveitar a oportunidade e fazer alguma atividade já que, muito provavelmente, um dos seus pais vai te acordar assim?

tumblr_ltckbesqMF1r31n5po1_500

Vá a praia com eles, tome um banho de mar, chupe um sorvete, coma um milho verde e… jogue frescobol! A atividade é muito comum nas areias do litoral e pode ser uma boa maneira de praticar esportes.

Normalmente é jogado em duplas e se assemelha ao tênis de praia, mas sem as redes. Segundo especialistas, os benefícios são inúmeros: aumenta a capacidade cardiorrespiratória e fortalece a musculatura dos membros superiores e inferiores, já que exige deslocamento e movimentação do praticante. E o custo é baixo! Um par de raquetes com bolinha custa, em média, R$ 35.

frescobou

Corrida

Correr é uma atividade relativamente simples, que não exige aparelhos e traz muitos benefícios. Além de melhorar a qualidade cardiorrespiratória, correr gasta muitas calorias e pode ser algo bem revigorante se você decidir fazer perto da natureza, por exemplo. Não esqueça de levar uma roupa de tecido leve, tênis apropriado, garrafinha de água, protetor e boné, ainda mais no verão do fim de ano. Aproveite a viagem para a praia, o campo ou apenas aquela visita a algum parque no fim de semana e coloque as pernas para funcionar!

Agora, se você não tem muita prática, comece com uma caminhada leve e vá aumentando a intensidade, ou pode acabar se machucando como essa moça:

corrida

Slackline

Há algum tempo tempo no Brasil, a prática do slackline está se tornando cada vez mais comum. Não é difícil passar por alguma praça durante a tarde e ver um grupo de pessoas andando em cima de um elástico esticado. O esporte nasceu em meados dos anos 80 no Vale de Yosemite, nos Estados Unidos. Basta esticar uma fita elástica e prender em dois pontos fixos. Depois, tudo que você precisa é do seu equilíbrio e concentração para ficar em cima do elástico.

Existem variações nas quais ele é praticado sobre a água ou em grandes alturas, além de algumas ainda mais difíceis que incluem manobras. Lembre-se de começar a praticar com alguém experiente porque, apesar de não exigir pré-preparo, a atividade não é tão simples.

Foto: Jordan Tybon / Barcroft

Foto: Jordan Tybon / Barcroft

Alimentação

Essa é uma das chaves para não perder todo o trabalho do semestre. As festas de fim de ano são as melhores (depois das festas infantis) no quesito alimentação. É uma fartura sem igual e muitas vezes a gula fala mais alto, mas atenção: moderação é essencial. Não precisa deixar de comer algo frito ou um pedaço de bolo de chocolate, só tome cuidado com a frequência e a quantidade. Coma de vez em quando e em quantidades adequadas, sem exageros.

Nesse calor de fim de ano, aproveite as que tem bastante água, como melancia e melão. Além disso, existem as frutas da época, como lichia e ameixa, que também são deliciosas e ricas em vitaminas que fazem muito bem para a saúde. Não faça igual o Homer, em!?

que

Cuidado com as lesões

Praticar outras atividades nas férias é muito bom, mas cuidado para não se lesionar. Dependendo da gravidade, o tempo longe das quadras pode durar muito mais que o período de férias. Por isso, conte sempre com a ajuda de alguém um pouco mais experiente, sempre aqueça antes e alongue depois das atividades, mantenha a hidratação e use os equipamentos de segurança específicos da atividade praticada.

Depois dessas dicas, o que você está esperando para começar a curtir as férias?

 

Texto produzido por:
Logo Jota

Posts Relacionados

Comentários fechados